A HIERARQUIA NA CASA DE CANDOMBLÉ

 

 

Iyalorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.

Iyaegbé / Babaegbé: É a segunda pessoa do axé. Conselheira, responsável pela manutenção da ordem, tradição e hierarquia.

Iyalaxé (mulher): Mãe do axé, a que distribui o axé e cuida dos objetos ritual.

Iyakekerê (mulher): Mãe Pequena, sacerdotisa do axé ou da comunidade. Aquela que póde tocar a sala de candomblé.

Babakekerê (homem): Pai pequeno, sacerdote do axé ou da comunidade. Aquele que póde tocar a sala de candomblé.

Babáorô ou Yáorô: aquele que participa de todos os orôs internos da casa de santo, conhecendo todos os meandros dos igbás, dos ebós, dos preparativos para o orixá chegar e receber seus agrados sagrados da melhor forma. Em algumas casas esse posto é dado somente a egbomis.

Ojubonã ou Agibonã: É a mãe ou pai criador, que supervisiona e ajuda na iniciação, aquele que sabe dos ritos e das regras da casa de santo a ponto de ensinar aos recem iniciados. A pessoa de confiança do babalorisá para cuidar do seu iniciado (yaô).

Opáotun ou Yáotun: seria o braço direito do zelador na casa de santo, aquele que tem que estar ao par de todos as minúcias do axé. E de como será conduzido tudo dentro da casa. É um cargo de confiança a ser conquistado. É a segunda pessoa dentro da casa de santo.

Iyamorô: ou Babamorô. Responsável pelo Ipadê de Exú.

Iyaefun ou Babaefun: Responsável pela pintura branca das yaôs.

Iyadagan e Ossidagã: Auxiliam a Iyamorô.

Iyabassê: (mulher): Responsável no preparo dos alimentos sagrados as comidas-de-santo.

Ològun: Cargo masculino. Despacha os Ebós das obrigações, preferencialmente os filhos de Ogun, depois Obaluwaiyê e Odé .

Oloya: Cargo feminino. Despacha os Ebós das obrigações, na falta de Ològun. São filhas de Oya.

Iyatojuomó: Responsável pelas crianças do Axé.

Ogâ ou Ogan: Tocadores de atabaques (não entram em transe).

Pejigan: O responsável pelos axés da casa, do terreiro, aquele que dá de comer aos orixás arrumados para a casa de santo.

Axogun: Responsável pelos sacrifícios. Trabalha em conjunto com Iyalorixá / Babalorixá, iniciados e Ogans. Aquele que irá dar de comer ao santo do zelador. É um cargo dado aos ogans do ogum.

Elêmaxó: É o sacerdote responsável pelos sacrificios oferendados aos orixas funfun, dentro da casa de santo. Geralmente esse titulo é conferido aos iniciados para Oxalá.

Alagbê: Responsável pelos toques rituais, alimentação, conservação e preservação dos instrumentos musicais sagrados.

Há também outros Ogans como Gaipé, Runsó, Gaitó, Arrow, Arrontodé, etc.

Ebômi: Ou Egbomi são pessoas que já cumpriram o período de sete anos da iniciação (significado: meu irmão mais velho). Aquele que irá conduzir os iniciados.

Ajoiê ou ekedi: Camareira do Orixá (não entram em transe). Na Casa Branca do Engenho Velho, as ajoiés são chamadas de ekedis. No Terreiro do Gantois, de "Iyárobá" e na Angola, é chamada de "makota de angúzo", "ekedi" é nome de origem Jeje, que se popularizou e é conhecido em todas as casas de Candomblé do Brasil.

Yaô: filho-de-santo (que já foi iniciado entra em transe com o Orixás).

Abiã ou abian: Novato. É considerada abiã toda pessoa que entra para a religião após ter passado pelo ritual de lavagem de contas ou bóri. Poderá ser iniciada ou não, vai depender do Orixá pedir a iniciação.

Sarepebê ou sarapebê é responsável pela comunicação do egbe (similar a relações públicas).